
Segundo pesquisas, a violência cometida contra animais, quando feita ou mesmo assistida por crianças, tem conseqüências psicológicas trágicas, marcando-as por toda a vida. Por outro lado, o afeto que os animais inspiram, quando incentivado, pode despertar no indivíduo sentimentos de amor, zelo e positiva auto-estima.
Entende-se que a inclusão do tema dos animais no currículo escolar estimula o desenvolvimento moral, espiritual e pessoal de cada indivíduo, traz benefícios à comunidade escolar e aumenta as oportunidades de aprendizagem em diferentes áreas do currículo. (IAHAIO/2001 – Associação Internacional das Organizações de Interação Homem-Animal)
O Instituto IGPA recolhe animais para os devidos habitates, Acredita que a educação e o exemplo têm o poder de transformador e incentivar a responsabilidade pela natureza, pelo reino animal, e pela própria humanidade.
IGPA
O Instituto IGPA é uma ONG de trabalho voluntário, sem fins lucrativos, voltada à Educação em Valores e o cumprimento das leis ambientais. Tem como base fundamental o respeito para com o reino animal e, como conseqüência, a ampliação da consciência humana, e sua responsabilidade com os animais e o meio ambiente.
A Educação em Valores prepara o indivíduo para uma vida mais integral, pacífica e solidária.
Ao mesmo tempo beneficia diretamente a natureza e o reino animal, cujos direitos passam a ser conhecidos, com encorajamento do respeito e do sentido de responsabilidade que lhes são devidos. Deve-se iniciar em tenra idade, por meio do exemplo e continuar no ensino formal, inspirando, apoiando e valorizando sentimentos de compaixão, ética e solidariedade.
Estudos mostram que a violência contra animais funciona como um “primeiro degrau” para futuras violências contra humanos. Quase todos os assassinos em série têm em sua história a prática de maus-tratos a animais.



